Saiba mais sobre Catarata

É a opacificação de uma lente transparente dentro do olho, chamada cristalino. Pode ser congênita, presente desde o nascimento, ou adquirida, associada a doenças e ao envelhecimento natural dos olhos.

Podem ocorrer alterações da visão das cores, com perda da sensibilidade ao contraste, alteração da percepção espacial e de detalhes. A catarata atua como um filtro amarelo que reforça as cores suaves, ocres e marrons, mas bloqueia cores azuis e violetas.

Apesar dos sintomas clássicos, é muito difícil perceber a catarata na fase inicial. A perda visual é progressiva e de evolução variável entre as pessoas. Não tem como interromper o processo natural da opacificação do cristalino, ele é irreversível. A prevenção e o diagnóstico da catarata devem ser realizados em consultas de rotina com o oftalmologista.

A catarata é a causa mais comum de cegueira reversível no mundo, responsável por 40% dos 45 milhões de casos de deficiência visual.

Geralmente, o paciente só começa a perceber a catarata em estágios mais avançados, com o ofuscamento da visão, ao dirigir à noite ou até mesmo em dias muito ensolarados.

Essa perda da qualidade visual é um dos primeiros sintomas da catarata, e em determinadas situações, a visão fica nublada e as pessoas sentem necessidade de mais luz para enxergar. Mesmo após a atualização do grau dos óculos, a visão continua embaçada.

A catarata avançada pode ser percebida com a perda do brilho e opacificação no centro da pupila, a parte escura dos olhos, que pode apresentar uma mancha branca ou amarela.

O único tratamento da catarata é cirúrgico, a facectomia, e consiste na troca do cristalino opaco por uma lente intraocular personalizada para atender as necessidades individuais de cada paciente.

É um procedimento extremamente seguro com técnicas específicas para cada estágio: extração extracapsular do cristalino, facoemulsificação e assistida por laser de femtosegundo. A utilização do microscópio cirúrgico de alta resolução da imagem é fundamental.

A cirurgia será indicada sempre que o paciente estiver com piora da sua qualidade de vida e dificuldade na realização de suas tarefas diárias.

Mais artigos

Saiba mais sobre Vitrectomia

O Humor vítreo ou simplesmente o vítreo é uma substância gelatinosa e viscosa que preenche o segmento posterior do olho, também chamada cavidade vítrea, e

Saiba mais sobre Ceratocone

A córnea é a estrutura do olho humano com maior poder refrativo, isso significa que para que as imagens que observamos cheguem com nitidez na

Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha de conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

Outubro Rosa

A campanha do Outubro Rosa 2023 tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para