O Humor vítreo ou simplesmente o vítreo é uma substância gelatinosa e viscosa que preenche o segmento posterior do olho, também chamada cavidade vítrea, e é responsável por manter a forma esférica do mesmo. Corresponde, junto com a retina, a mais de dois terços do olho, sendo local de várias condições que comprometem de forma variada a nossa visão.
MOSCAS VOLANTES: Com a idade ocorre o processo degenerativo do vítreo, que também está associado a outras condições, como infecção, alta miopia e traumas, cuja a manifestação é a percepção de manchas flutuantes, em tamanho variado, popularmente conhecido como moscas volantes. Esse sintoma deriva do descolamento do vítreo da superfície da retina, obtendo formas de linhas, pontos, manchas ou “teia de aranha”.
Trata-se de uma condição normalmente benigna, todavia quando o sintoma agudo é intenso, associado a percepção de “flash” ou raios de luz, pode estar associado a formação de rotura da retina com risco de descolamento da retina, condição grave que necessita cirurgia. A detecção precoce da rotura pode evitar o descolamento pelo tratamento com laser.
HEMORRAGIAS, INFEÇÕES E OUTRAS: Várias doenças estão associadas a alterações no vítreo, com destaque para o diabetes, descolamento de retina, buraco de mácula, entre outras. Ao contrário das moscas volantes, essas são condições de risco de perda severa e definitiva da visão.
VITRECTOMIA: A vitrectomia é a cirurgia que atua no vítreo. Envolve equipamento de alta tecnologia, o Vitreófago, com capacidade de remover o vítreo, no intuito de tratar diversas patologias. Usualmente a cirurgia tem o tratamento a laser intra ocular associado.
Os avanços são realmente impressionantes melhorando o prognóstico de diversas doenças com alto potencial de perda de visão, tais como retinopatia diabética, descolamento de retina e buraco macular.